MotoGP confirma etapa em Goiânia em março de 2026 após 37 anos
Histórico! MotoGP volta a Goiânia após 37 anos e promete impactar economia com mais de R$ 1 bilhão

Após 37 anos de espera, o estado de Goiás voltará a sediar uma etapa da principal competição de motovelocidade do mundo. A MotoGP confirmou, nesta quinta-feira (24/07), que o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna receberá uma etapa da temporada 2026 entre os dias 20 e 22 de março. O anúncio foi feito durante vistoria do governador Ronaldo Caiado às obras do circuito, que está passando por uma grande reforma para atender aos padrões internacionais exigidos pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Será a única etapa da MotoGP em toda a América Latina em 2026, tornando Goiânia o centro das atenções dos fãs de motovelocidade do mundo inteiro. “Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, afirmou Caiado.
(Fotos: Cristiano Borges)
A última vez que a categoria passou por Goiânia foi em 1989, e o retorno só foi possível graças ao investimento do Governo de Goiás em infraestrutura. Desde janeiro, o autódromo passa por obras de modernização, incluindo a troca completa do asfalto, ampliação das áreas de escape com caixas de brita, instalação de novas muretas, guardrails e barreiras de pneus. Além disso, áreas como boxes, camarotes, torre de controle, prédio administrativo e centro médico também estão sendo totalmente revitalizadas.
“Nosso autódromo está ficando uma maravilha”, destacou o governador. O arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto, explicou que estão sendo utilizados materiais de maior durabilidade e que a pista já foi frisada para receber a nova camada de pavimento.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que o circuito será homologado tanto pela FIM quanto pela FIA, o que permitirá que Goiânia receba futuras competições internacionais de alto nível, tanto de motos quanto de carros.
Impacto bilionário
Além da relevância esportiva, o retorno da MotoGP a Goiânia deve impulsionar fortemente a economia local. Um estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) estima que o evento movimentará cerca de R$ 1 bilhão. A expectativa é de geração de ao menos 4 mil empregos e a presença de mais de 150 mil pessoas durante os dias do evento.
Desse total, 12% dos visitantes devem vir do exterior e 32% de outros estados brasileiros, beneficiando diretamente setores como hotelaria, transporte, alimentação, comércio e serviços de mídia.
“Estamos ganhando um novo autódromo. Tudo que é de melhor está sendo feito e será um dos melhores do mundo”, celebrou Roberto Boettcher, gerente do Autódromo de Goiânia.
Com esse retorno histórico da MotoGP, Goiânia entra definitivamente no mapa das grandes competições internacionais, prometendo emoção nas pistas e crescimento fora delas.
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário