Histórico! Brasileiras entram na disputa do Build. Train. Race. da Royal Enfield nos EUA

Histórico! Brasileiras entram na disputa do Build. Train. Race. da Royal Enfield nos EUA

Pela primeira vez na história, o programa ‘Build. Train. Race.’ (BTR), exclusivo para mulheres e promovido pela Royal Enfield, recebe competidoras internacionais. Em 2025, o Brasil marca presença na categoria Road Race com a participação das motociclistas Tati Paze e Karina Simões.

Tati Paze | Foto: Royal Enfield Brasil
Karina Simões | Foto: Royal Enfield Brasil

O BTR acontece nos Estados Unidos e é dividido em duas categorias: Flat Track, que segue restrita a competidoras americanas, e Road Race, que neste ano se abre para pilotos estrangeiras. O programa ocorre em três fases essenciais: Build (Construir), onde as participantes personalizam e preparam mecanicamente suas motos; Train (Treinar), momento de aperfeiçoamento técnico e prático; e Race (Competir), quando as pilotos encaram quatro grandes corridas.

“O programa incentiva e apoia a comunidade de mulheres apaixonadas por motos e velocidade, sendo uma experiência completa, onde as competidoras irão aprender e se aprofundar na mecânica, focar em suas habilidades e mostrar tudo de si nas corridas. Estamos entusiasmados para acompanhar e torcer pelas brasileiras contempladas no BTR nesta edição”, afirma Letícia Thenard, head de marketing da Royal Enfield Latam.

Desde sua criação em 2020, o programa tem ganhado destaque no motociclismo feminino, reforçando o protagonismo das mulheres no esporte sobre duas rodas. Em 2021, o Brasil recebeu uma edição local dedicada ao Flat Track, e agora, em 2025, Tati Paze e Karina Simões representam o país na categoria Road Race ao lado de competidoras dos Estados Unidos e Canadá.

As brasileiras já estão em Dallas, Texas, para a fase Build, onde trabalham na personalização e ajuste dos motores de suas Royal Enfield Continental GT 650. Posteriormente, participarão da fase Train entre os dias 10 e 12 de março, em Cresson, Texas. Durante todo o programa, as competidoras contarão com a orientação do lendário Freddie Spencer, tricampeão mundial de MotoGP.

O calendário de competições do BTR inclui quatro etapas: a primeira no Alabama, entre os dias 4 e 6 de abril; a segunda e terceira em Winsconsin, entre 30 de maio e 1º de junho e nos dias 27 e 28 de junho, respectivamente; e a grande final, que acontecerá entre 1º e 3 de agosto, na Virgínia.

“Estamos contentes em levar o Brasil pela primeira vez para o BTR nos Estados Unidos e poder representar nosso público feminino brasileiro fora do país. Serão seis meses de programa, contando com todas as etapas, e estamos preparando muitas ações e novidades para envolver o público brasileiro na torcida pelas nossas competidoras, Tati e Karina”, reforça a head de marketing da Royal Enfield Latam.

Com um cronograma intenso e uma jornada desafiadora, a presença brasileira no BTR promete inspirar novas pilotos e consolidar a força feminina no motociclismo mundial.

Compartilhe este conteúdo:

Sou o Wellington Ramos, conhecido na internet também como Motoneiro, tenho 33 anos, e sou mineiro morando em São Paulo desde meus 15 anos de idade. Sou graduado em TI, área em que atuo atualmente paralelamente ao canal e com todo esse trabalho, conto com o apoio da minha esposa Nataly Santos. Tirei minha carteira aos 21, mas passei a pilotar aos 27 e desde então não parei mais. Me considero um amante de motos customizadas e para compartilhar as experiências no universo das motos, criei o canal MOTONEIRO, no YouTube e nele abordo motos customs, clássicas, lançamentos, viagens e eventos. O canal esta se tornando uma comunidade vibrante, conectando entusiastas e fornecendo dicas, análises e histórias inspiradoras.

Publicar comentário

Você pode ter perdido