IPVA de moto em 2024: valor, isenção e calendário de pagamento
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual que deve ser pago pelos proprietários de veículos automotores, incluindo motocicletas.
O valor do IPVA de moto em 2024 é calculado com base no valor venal do veículo, que é o valor estimado do veículo para fins de tributação. A alíquota do IPVA para motocicletas varia de estado para estado, mas geralmente é de 2% do valor venal.
No estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota do IPVA para motocicletas é de 2%. Portanto, o valor do IPVA de uma motocicleta com valor venal de R$ 10.000 seria de R$ 200.
Além do valor venal do veículo, o valor do IPVA também pode ser influenciado por outros fatores, como a idade do veículo e o estado de conservação.
Isenção de IPVA para motos
Algumas motos estão isentas do pagamento do IPVA. Os principais casos de isenção são:
- Motocicletas com mais de 20 anos de fabricação;
- Motocicletas de propriedade de pessoas com deficiência;
- Motocicletas utilizadas para serviços públicos, como ambulâncias e táxis.
Calendário de pagamento do IPVA
O calendário de pagamento do IPVA é definido por cada estado. Em geral, o pagamento do IPVA pode ser feito em cota única ou em parcelas.
No estado de São Paulo, por exemplo, o calendário de pagamento do IPVA para motos em 2024 é o seguinte:
Como consultar o valor do IPVA
O valor do IPVA pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado.
Para consultar o valor do IPVA de uma motocicleta em São Paulo, por exemplo, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e informar o número do RENAVAM do veículo para consultar clique aqui .
Como pagar o IPVA
O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Também é possível pagar o IPVA pela internet ou por débito automático.
Para pagar o IPVA pela internet, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado.
Para pagar o IPVA por débito automático, basta cadastrar o pagamento do IPVA no banco onde o proprietário do veículo tem conta.
Multas e juros pelo não pagamento do IPVA
O não pagamento do IPVA pode resultar em multas e juros. A multa pelo não pagamento do IPVA é de 0,33% do valor do imposto por dia de atraso, com limite de 20%. Os juros são calculados pela taxa SELIC.
Além das multas e juros, o não pagamento do IPVA pode resultar na restrição de licenciamento do veículo.
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário